Como tirar o cheiro de mofo da sua casa

Como tirar o cheiro de mofo da sua casa

Você sabia que existem algumas formas bem simples de como tirar o cheiro de mofo da sua casa ou do guarda-roupa? Seu cheiro característico causa alguns transtornos, mas também pode causar alguns problemas de saúde. Pessoas que possuem alergia respiratória são as que mais sofrem com o mofo.

Ou seja ele é ocasionado pela proliferação de fungos em lugares muito úmidos, fechados e quentes. Então quem nunca entrou em um ambiente fechado ou tirou uma peça do guarda-roupa guardada há muito tempo e sentiu um cheiro estranho? Este é o principal sinal do surgimento do mofo.

Mas como e por que ele surge? O mofo surge a partir da proliferação dos fungos que necessitam de ambiente propício para isso, ou seja, os ambientes muito úmidos, fechados e quentes.

Apesar dos transtornos que ele causa é totalmente possível eliminar o odor da parede e guarda-roupa. Separamos algumas dicas excepcionais que irão ajudar a como tirar o cheiro de mofo da sua casa e até preveni-lo.

Quais problemas de saúde pode causar?

O mofo causa um cheiro característico e ainda por cima deixa marcas desagradáveis na parede. Se fosse apenas isso que ele causasse seria ótimo, mas na verdade ele pode provocar problemas sérios de saúde. Isso porque o mofo produz esporos que podem agravar o quadro de asma e alem disso transmitir bactérias que causam infecções.

Nas casas que possuem mulheres grávidas, bebês, crianças e idosos essa situação é ainda mais preocupante, pois eles são mais vulneráveis.

Diversos fungos podem causar o mofo. Por esse motivo sua coloração pode ser azul, verde, cinza ou até vermelha. Algumas vezes sua reprodução é tão rápida que em algumas horas ele aparece.

Esse problema é bem sério, pois pode causar doenças, mas se a coloração for preta o sinal de alerta é ainda maior, pois ele é o mais perigoso. Algumas das doenças causadas pelo mofo são:

Sinusite fúngica

Alguns estudos médicos foram realizados e comprovaram que a sinusite pode ser causada pelas bactérias fúngicas. Mesmo porque após fazer um tratamento para acabar com a sinusite sem obter a cura é necessário que o paciente seja reavaliado. Isso é necessário porque esse problema de saúde é diferente das demais sinusites.

Além do mais, o fator tempo é essencial para a eficácia do tratamento. Ele deve ser iniciado o quanto antes para que não se agrave e cause mais consequências à saúde.

Síndrome da resposta inflamatória sistêmica

Ou seja, esta doença trata-se de uma intoxicação respiratória forte que é causada pelas biotoxinas que são um tóxico perigoso que o mofo emite. O paciente pode ser acometido de diversas formas e órgãos como rins e fígado podem ser atacados como por exemplo.

Outras doenças

Além disso existem outras doenças que podem surgir ou até serem agravadas por causa do mofo como:

  • Rinite alérgica;
  • Asma alérgica;
  • Alergias;
  • Micose broncopulmonar alérgica.

Qual a causa do problema?

O mofo pode surgir em qualquer época do ano, mas principalmente no período chuvoso e de maior umidade. Ele se desenvolve em lugares que sejam úmidos ou contenham umidade por um período de tempo longo. Alguns dos lugares que apresentam as características perfeitas para seu desenvolvimento como por exemplo:

  • Tapetes;
  • Carpetes;
  • Porões;
  • Estofados;
  • Guarda-roupas;
  • Armários;
  • Paredes;
  • Pias;
  • Canos;
  • Telhas;
  • Banheiros.

Como tirar o mofo do guarda-roupa

Tirando o mofo do guarda-roupa

O guarda-roupa é um móvel fechado que possui o ambiente propício para a proliferação dos fungos do mofo. Assim, tudo o que se encontra em seu interior por muito tempo costuma apresentar odor característico deste mal. Mas existem formas eficientes de eliminá-lo.

Primeiramente, retire tudo o que estiver guardado nesse móvel. Em uma vasilha coloque vinagre branco e deixe-o descansando por 24 horas dentro do guarda-roupa. Em outras palavras, passado esse tempo pegue um pano limpo, molhe-o no vinagre que descansou no interior do móvel e limpe todo seu interior.

Acima de tudo, as portas devem permanecer abertas até que o cheiro do vinagre saia completamente e o guarda-roupa esteja seco. Agora as roupas podem ser guardadas novamente dentro do móvel.

Como tirar o mofo da parede

Saber como tirar o cheiro de mofo da sua casa é essencial para ter um ambiente mais saudável e agradável. Se você pretende tirar o mofo da sua parede então é preciso tomar algumas precauções. Deixar o ambiente bem arejado e ventilado é uma delas. Acima de tudo, é preciso usar luvas, máscara e óculos de proteção.

Primeiramente, para acabar com esse problema será necessário 1 copo de água sanitária e 2 copos de água. Esses líquidos devem ser misturados em um borrifador para serem aplicados no local que a mancha de mofo se encontra na parede. depois Após essa etapa é preciso deixar que a mistura aja por 20 minutos.

Passado esse tempo é importante aplicar essa solução novamente e deixar agir por mais 20 minutos. Mas, ao fim desse processo basta passar um paninho limpo na parede.

Confira dicas de como tirar o cheiro de mofo da sua casa se prevenir

Certamente, saber como tirar o cheiro de mofo da sua casa é essencial para deixar o ambiente com o ar mais limpo e sem a presença dos fungos. Acima de tudo, saber como prevenir e eliminar esse mal é fundamental. Algumas dicas que irão ajudar nesse processo são:

Produto para prevenir o mofo

No mercado há alguns produtos que previnem o surgimento desse mal. O importante é verificar se em sua composição há substâncias como por exemplo formaldeído, glutaraldeido, cloro ou hidróxido de sódio. Há ainda o desumidificador elétrico para ambientes que faz o controle da umidade e com isso elimina seu excesso e mantém o mofo longe.

Dicas para eliminar o mofo

Sachês de tule com giz ou cedro retiram a umidade do local. Se optar pelo cedro será preciso colocá-lo no sol para que seque e poderá ser reutilizado. Já o giz deve ser descartado quando estiver úmido.

Outra dica de como tirar o cheiro de mofo da sua casa é usando a água sanitária. Após retirar o mofo do ambiente utilizando um pano seco será preciso misturar em 1 litro de água 50 ml de água sanitária. Um pano deve ser molhado nessa solução e passado no local infectado. Deixe secar.

Livre-se do mofo!

Certamente, saber como tirar o cheiro de mofo da sua casa é essencial tanto para ter um ambiente livre do seu odor quanto ter mais saúde. Quer mais dicas interessantes para seu lar? Então navegue em nossa página e compartilhe os conteúdos que mais gostar!

Advertisement
Apostila Digital Bolos Caseiros da Dona Maria - 6 Receitas Gratuitas

Apostila Digital Bolos Caseiros da Dona Maria - 6 Receitas Gratuitas

Cadastre seu e-mail para receber

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *