Como Ter Uma Horta Orgânica em Casa

Uma horta orgânica só tem benefícios a trazer. Além de prover alimentos mais saudáveis, ela ajuda a combater o estresse e melhora o humor. Antes de iniciar a horta é essencial fazer o seu planejamento. Veja a seguir como ter uma horta em casa.

Escolha o local.

Primeiramente é necessário escolher o local onde a sua horta será instalada. O mais aconselhável é instalar de acordo com a posição norte-sul para que a horta aproveite mais o sol. Ela deve ficar em um ambiente protegido de vento, muito sol e ser de fácil acesso.

Escolha as plantas.

As mudas ou sementes devem ter o certificado de que realmente são orgânicas. Verifique quais plantas você deseja e pode plantar no local escolhido.

Cada planta tem uma necessidade específica, então verifique se a planta a ser plantada terá as suas necessidades supridas no local escolhido e procure plantar de acordo com o clima da sua região.

Prepare a terra.

Através da terra que a planta vai se desenvolver. O solo deve ser bem fofo e arejado para que a planta receba os nutrientes necessários e a adubação seja mais fácil.

Plante.

Comece a plantar as suas sementes ou mudinhas na sua horta orgânica. As plantas rasteiras necessitam de mais espaço que outras para que possam se espalhar, leve isso em consideração.

Caso você plante em vasos, é necessário que escolha o vaso adequado para o tipo de planta. Já se for em uma área externa, as plantas terão muito mais espaço para se desenvolver, mas o cuidado com ervas daninhas é maior.

Regue.

O melhor horário para regar a horta orgânica são em horários mais frescos para que haja um maior aproveitamento da água.

A parte que deve ser regada é somente a raiz; o solo deve estar apenas úmido, não encharcado. Observe antes de molhar se o solo está úmido, caso estiver, molhe em outro momento.

Cuide.

Esteja sempre de olho na sua hortinha. Verifique se há o crescimento de ervas daninhas, seja em vasos ou áreas reservadas e arranque-as pela raiz.

Proteja a planta também contra pragas, mas não faça o uso de produtos nocivos, pois estragará o seu alimento orgânico.

Resumindo…

Quando sua horta orgânica der frutos, colha com carinho e cuidado. Procure tirá-los em dias e horários menos quentes para que a sua horta perca o mínimo de água possível.

Além de um alimento mais saudável você terá acesso a temperos, legumes e/ou verduras mais saborosos.

Apostila Digital Bolos Caseiros da Dona Maria - 6 Receitas Gratuitas

Apostila Digital Bolos Caseiros da Dona Maria - 6 Receitas Gratuitas

Cadastre seu e-mail para receber

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *