Coisas que você deve fazer para dormir bem

Coisas que você deve fazer para dormir bem

Coisas que você deve fazer para dormir bem. Uma boa noite de sono é essencial para a nossa saúde. Se passamos muitas noites em claro ou com o sono interrompido, isso com certeza afetará o bom funcionamento do corpo.

É por esta razão que achamos importante listar os benefícios e malefícios de uma boa noite de sono.

Os principais benefícios para quem quer dormir bem são:

  1. Aumentar o bem-estar mental e prevenir ansiedade e depressão
  2. Ajudar a perder peso e reduzir o risco de obesidade
  3. Aumentar a imunidade e ajudar a prevenir gripe e resfriados
  4. Previnir o diabetes
  5. Aumentar o desejo sexual
  6. Aumentar a fertilidade

Do outro lado, a insônia vem acompanhada de muitos prejuízos a saúde, como:

  1. Falta de memória
  2. Mau humor
  3. Dificuldades para executar tarefas de concentração e para aprender
  4. Aumenta o risco de acidentes
  5. Cansaço
  6. Ganho de peso
  7. Diabetes
  8. Irritabilidade
  9. Depressão
  10. Doença cardíaca
  11. Pressão alta
  12. Acidente vascular cerebral
  13. Perda de libido

Bem, você deve estar se perguntando agora, “O que eu devo fazer para conseguir dormir bem?”
Aqui vai algumas dicas que você deve adotar para ter uma boa noite de sono:

  1. Evitar comer pouco tempo antes de ir para cama 
    Agora se você costuma “assaltar” a geladeira na hora de dormir?
    Evite isso!  As pessoas mais ansiosas tendem a exagerar na comida, porém é muito importante passar algumas horas sem comer antes de dormir.
    Deitar com o estômago cheio nos deixa mais desconfortáveis, podendo nos causar azia, refluxo e ainda diminuir a qualidade do sono.
  2. Dormir para o lado esquerdo:
    Segundo os cientistas, a posição de sono que é mais benéfica para obter um descanso adequado e dormir bem. Esta posição nos ajuda na digestão e alivia vários problemas de saúde.
  3. Evitar ler na cama
    Ler antes de ir dormir pode nos manter em alerta por mais tempo e atrapalhar o sono.
  4. Regular a temperatura
    Em dias mais quentes ou em dias muito frios, se não tomarmos este cuidado podemos ficar com insônia, o ideal é que durmamos numa temperatura agradável e com os pés cobertos.
    Nada de pé gelado!!
  5. Ter uma rotina própria para dormir
    Se você é uma destas pessoas que dorme com qualquer roupa, em qualquer horário, com certeza seu corpo não sabe a hora em que deve desacelerar.
    Crie uma rotina de sono por exemplo:
    Tome um banho, coloque seu pijama e escove os dentes.
    Se você repete isso diariamente, logo o seu cérebro vai entender que está chegando o momento do descanso e você irá dormir bem.
  6. Não beber café antes de dormir
    As bebidas que contem a cafeína como o café e bebidas energéticas fazem com que seu cérebro fique ativado e você não consegue descansar.
    Evite estas bebidas pelo menos quatro horas antes de ir para cama.
    Um detalhe importante: ainda que a bebida seja natural, como água, é bom que não seja tomada antes de dormir porque isso pode fazer com que você acorde com vontade de ir ao banheiro.
  7. Evitar usar dispositivos eletrônicos na cama
    Estamos falando de tudo: celular, tablet, notebook, televisão ou até mesmo leitor digital.
    Não basta não utiliza-los – é preciso mantê-los longe.
    Afinal, até as radiações desses aparelhos são prejudiciais.
  8. Não exagerar nos cochilos
    Todo mundo sabe disso, mas é sempre bom reforçar: se você tem o habito de cochilar várias vezes ao dia, você encontrará dificuldades para dormir à noite.
  9. Parar de usar despertadores com brilho ou barulho prolongado
    Evite luzes no quarto elas atrapalham o sono, e despertadores irritantes também podem causar efeitos muito ruins.
    Isso faz com que seu celebro fique em alerta máximo, como que esperasse o alarme tocar a qualquer momento
  10. Evitar se exercitar antes de dormir
    Não pratique atividades físicas duas ou três horas antes de dormir.
    Isso estimula a adrenalina, que não combina nadinha com o sono.
  11. E por finalmente, verificar o estado do seu colchão
    Acredite: o estado do colchão é um grande determinante para a qualidade do nosso sono.
    Durma num colchão firme e gostoso de deitar.

E, enfim, tenha uma boa noite!

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